Teflon

Teflon: Por que nada gruda nele?!

Já viu alguma coisa grudar em Teflon ®?! Nem lagartixa gruda!

politetrafluoretileno (PTFE) é um polímero conhecido mundialmente pelo nome comercial Teflon ®, marca registrada propriedade da empresa DuPont.

Enquanto outros termoplásticos possuem baixa resistência ao calor, quando comparados aos metais, e baixa resistência à produtos químicos, o Teflon ® possui:

  • Excelente resistência química
  • Temperatura de trabalho na faixa de -260ºC à 220ºC
  • Incombustível e antichama
  • Possui baixo coeficiente de atrito (o que confere a propriedade antiaderente)
  • Não sofre ação dos raios solares
  • Bom dissipador de calor
  • Boa usinabilidade
  • Alta resistência ao impacto
  • Baixa resistência à tração
  • Baixa resistência à fluência

Sendo então comparado aos plásticos de engenharia como as poliamidas e poliacetal.

Olhando todas essas propriedades é fácil pensar que ele foi desenvolvido justamente para o uso em panelas, não é mesmo?

Porém, além da sua descoberta ter acontecido acidentalmente, seu uso inicial foi na indústria bélica como vedação das válvulas da bomba de Hiroshima lançada em 1945. Sua descoberta aconteceu no ano de 1938 pelo químico norte-americano Roy Plunnkett para a DuPont, quando este tentava desenvolver um novo gás refrigerante para substituir o CFC. Seu uso no revestimento de panelas se iniciou em 1954, e hoje o Teflon ® possui diversas outras aplicações como: gaxetas, selos mecânicos, parafusos, mancais, entre outros.

Antes de continuar lendo, acesse o link e faça já o download do e-book gratuito sobre Identificação de plásticos e borrachas:https://afinkopolimeros.com.br/e-book-identificacao-de-materiais/

Por que nada gruda no Teflon ®?

Nem mesmo as lagartixas, que conseguem andar por diversos tipos de superfícies, conseguem andar sobre o Teflon®. Veja o vídeo:

Isso acontece devido a propriedade antiaderente do Teflon®. A cadeia polimérica do PTFE é formada por átomos de carbono e flúor como se fosse um fio recoberto.
O flúor, devido a sua elevada eletronegatividade, atrai os elétrons do carbono para si, criando uma espécie de camada que repele quaisquer átomos que se aproximam. Assim, devido a essa camada, os elétrons não são capazes de interagir, através das Forças de Van der Waals, com outras moléculas que tocam superfície do Teflon ® e, portanto, nada gruda nele.

A Afinko Soluções em Polímeros realiza ensaios de propriedades mecânicas, térmicas, químicas, físicas, reológicas e de microscopia.
Quer saber se seu produto é tão bom quanto o Teflon ®?
Entre em contato conosco e solicite um orçamento: https://afinkopolimeros.com.br/contato

 

Gostou da matéria?
Acesse agora o nosso blog e confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog

Siga-nos no instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab)

 


Nós Recomendamos:

FGM plásticos
Tudo sobre Plásticos
Revista Galileu
Engenheiro de Materiais