A identificação de materiais é fundamental para diversos segmentos da indústria. Os principais motivos são:

– Benchmarking
É realizada uma engenharia reversa para identificar a composição e o tipo de material utilizado para produzir determinada peça ou produto. Em geral, os ensaios de caracterização são realizados em peças e produtos de um concorrente com o objetivo de alcançar um melhor desempenho ou vantagem competitiva.

– Nacionalização
A identificação nesse caso é utilizada para substituir um fornecedor internacional por um nacional, e isso ocorre muitas vezes com o objetivo de reduzir custos, prazos de entrega, facilidade de comunicação e negociação.

– Contraprova
Muitas empresas para avaliar e verificar se o fornecedor está realmente enviando o material especificado e acordado utilizam as análises de identificação para fazer essa comprovação.

– Contaminação de Material
É muito comum as empresas encontrarem em alguma etapa do seu processo, peça ou produto resíduos, partículas, manchas, entre outros, de origem desconhecida e, portanto, recorrem as análises para a investigação desses materiais.

Para atender a todas essas demandas de identificação de material a Afinko utiliza um conjunto de análises e técnicas de caracterização de acordo com o objetivo e nível de identificação desejado pelo cliente. Algumas vezes, o objetivo é apenas descobrir o polímero base, outras os tipos de cargas inorgânicas e, assim por diante.

Solicite um orçamento