Ensaio de Absorção de Água

Como a Absorção de água afeta propriedades e processamento?

Alguns polímeros têm uma tendência natural a absorver água.

A umidade presente no ambiente é suficiente para que alguns polímeros absorvam água. Dependendo da aplicação, a absorção de água é prejudicial ao desempenho do material. Da mesma forma, ela pode ser benéfica por agir como plastificante.

Não lembra o que é um plastificante?
Relembre agora:  Plastificante: a Mágica da Indústria de Plásticos

Somado a isso, a absorção de água pode causar alteração nas dimensões e na massa do material, além de existir a possibilidade de extrair componentes solúveis. Dessa forma, é inevitável que propriedades do material como elasticidade, resistência à tração e impacto sofram alteração. A presença da umidade na estrutura do polímero é um dos fatores que causam sua degradação.

O polímero úmido também é mais permeável aos gases. Por exemplo, para a PA6 úmida, a permeabilidade do CO2 é três vezes maior do que para o PA6 seca.

Poliolefinas como PE e PP não possuem ligações químicas que são facilmente hidrolisáveis. Portanto, absorvem pouca água e não são tão afetados pela degradação causada pela água.

Absorção de água no Processamento

O processamento de materiais poliméricos é um processo que possui diversas variáveis. A presença da umidade é uma delas. Isso porque a presença de umidade excessiva pode causar a degradação prematura do polímero reduzindo sua viscosidade, além de afetar sua aparência. Esse tipo de falha é facilmente observado na moldagem por injeção.

 

Nós temos um e-book sobre os 06 maiores problemas que ocorrem na moldagem por injeção e como resolvê-los.
Baixe agora: https://afinkopolimeros.com.br/e-books/

Ensaios físicos ensaio de absorção de agua

Figura: Ensaio de Absorção de Água realizado na Afinko.

Por exemplo, ao se injetar PMMA sem o devido cuidado com a umidade, as peças injetadas terão baixa resistência ao impacto e baixa qualidade na superfície. O mesmo acontece com materiais como POM, PET e PBT.

Por isso, é importante se analisar dados de absorção de água dos polímeros. Assim, evita-se falhas prematuras relacionadas à umidade.

 

A Afinko realiza o ensaio de Absorção de Água. Caso tenha interesse em realizar, entre em contato conosco: https://afinkopolimeros.com.br/contato ou por contato@afinkopolimeros.com.br

Gostou da matéria?

Confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog

Siga a gente no Facebook: https://www.facebook.com/afinkopolimeros