Ensaios Mecânicos ensaio de dureza

Dureza Shore ou Rockwell? Qual escolher?

Dureza é a propriedade característica de um material sólido.

Dureza, segundo a definição, é a medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada, ou seja, uma pequena impressão ou risco. O principal objetivo dessa análise é o conhecimento das resistências mecânica e ao desgaste, controle de qualidade nos processos de conformação plástica e nas condições de fabricação, além de permitir a verificação das condições de tratamento térmico (no caso de materiais metálicos).

As principais vantagens são a fácil e rápida execução e baixo custo. Além disso, é um ensaio considerado não destrutivo que permite uma ideia da resistência mecânica através do uso de tabelas de correlação.

Neste texto vamos falar sobre as duas mais realizadas para os polímeros.

Dureza Shore

A dureza Shore é um ensaio que avalia a dureza superficial de polímeros ou elastômeros. O método se baseia na avaliação da resistência relativa à endentação, medindo a profundidade deixada no material após a aplicação da carga.

Este ensaio é dependente de fatores como o tempo. Isso porque, geralmente, são ensaiados materiais com grande resiliência e, portanto, grande capacidade de absorver energia e se adaptar à deformação. Além disso, o ensaio de dureza Shore não permite a relação com as propriedades de resistência mecânica permitindo prevê-las.

Ensaios Mecânicos ensaio de dureza

Figura: Ensaio de Dureza Shore

Dureza Rockwell

A dureza Rockwell é um dos métodos mais utilizados para se medir dureza. Isso porque é uma medição direta da propriedade em que os resultados são lidos na máquina de ensaio. Assim, é um dos métodos mais simples e que não requer habilidades especiais do operador, eliminando assim quaisquer erros humanos. Além disso, por existir várias escalas diferentes, é possível realizar o ensaio em praticamente todas as ligas metálicas e em diversos polímeros.

O Índice (HR) é determinado pela diferença na profundidade de penetração de uma carga inicial (pré-carga) seguida de uma carga principal.

As vantagens presentes no teste Rockwell incluem a medida direta do valor e a rapidez do teste. Além disto o teste é não destrutivo, isto é, em geral a peça pode ser utilizada depois da medida. Entre as desvantagens estão a multiplicidade de escalas não relacionadas e os possíveis efeitos da mesa usada para suporte do corpo de prova.

A Afinko realiza estes e outros ensaios de dureza. Entre em contato conosco: https://afinkopolimeros.com.br/contato ou por contato@afinkopolimeros.com.br

Gostou da matéria?

Confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog

Siga a gente no Facebook: https://www.facebook.com/afinkopolimeros