Ensaios Mecânicos ensaio de dureza

Dureza Shore ou Rockwell? Qual das 2 escolher?

Dureza é a propriedade característica de um material sólido.

Quando se trata de materiais, não só poliméricos, uma das principais questões indagadas para determinadas aplicações está relacionada às características mecânicas do material. Diversas indústrias que aplicam polímeros, principalmente em condições de engenharia, tem como necessidade conhecer diversos parâmetros, obtidos através de uma gama de ensaios mecânicos responsáveis por caracterizar esses materiais.

Além dos ensaios de tração e impacto, também responsáveis por caracterizar o material mecanicamente, um dos ensaios mais importantes para a caracterização mecânica é o de dureza. Porém, dentro dos ensaios de dureza, temos dois principais tipos de ensaio, conhecidos como Dureza Shore e Dureza Rockwell. E nesse caso, é importante que se saiba a diferença e principalmente qual entre esses dois tipos de ensaio escolher para cara aplicação.

Dureza, segundo a definição, é a medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada, ou seja, uma pequena impressão ou risco. O principal objetivo dessa análise é o conhecimento das resistências mecânica e ao desgaste, controle de qualidade nos processos de conformação plástica e nas condições de fabricação, além de permitir a verificação das condições de tratamento térmico, porém essa finalidade se restringe a ensaios para materiais metálicos.

Antes de continuar lendo, acesse o link e faça já o download do e-book gratuito sobre Identificação de plásticos e borrachas:https://afinkopolimeros.com.br/e-book-identificacao-de-materiais/

As principais vantagens desse ensaio está relacionada à facilidade e rapidez na execução, além do baixo custo de processo. Além disso, é ambos os tipos de ensaio são considerados não destrutivos, permitindo, desta forma, se ter uma ideia da resistência mecânica através do uso de tabelas de correlação.

Neste texto vamos falar sobre os dois principais tipos de ensaio, visando o processo e as características de cada um deles.

Ensaio de Dureza Shore

O ensaio de dureza Shore é responsável por avaliar a superfície do polímero, podendo também se aplicar a elastômeros. O método realizado para a obtenção dos resultados nesse ensaio se baseia na avaliação da resistência relativa à endentação, medindo a profundidade deixada no material após a aplicação da carga localizada.

Este ensaio dependente de alguns fatores, como por exemplo: o tempo. Isso porque, geralmente, são ensaiados materiais com grande resiliência e, portanto, grande capacidade de absorver energia e se adaptar à deformação. Além disso, o ensaio de dureza Shore não permite a relação com as propriedades de resistência mecânica permitindo prevê-las.

Ensaios Mecânicos ensaio de dureza

Figura: Ensaio de Dureza Shore

Ensaio de Dureza Rockwell

A dureza Rockwell é um dos métodos mais utilizados para se medir dureza. Isso porque é uma medição direta da propriedade em que os resultados são lidos na máquina de ensaio. Assim, é um dos métodos mais simples e que não requer habilidades especiais do operador, eliminando assim a probabilidade de quaisquer erros humanos. Além disso, diante da existência de várias escalas diferentes, é possível realizar o ensaio em uma gama de materiais que envolve praticamente todas as ligas metálicas e em diversos polímeros.

O Índice (HR) é determinado pela diferença na profundidade de penetração de uma carga inicial, conhecida como pré-carga, seguida de uma carga principal.

As vantagens presentes nesse teste, além da eliminação da probabilidade de erro humano, incluem a medida direta do valor e a rapidez do teste. Além disto o teste é não destrutivo, isto é, em geral a peça pode ser utilizada depois da medida. Porém algumas desvantagens também são inerentes a esse tipo de ensaio, uma delas é a multiplicidade de escalas não relacionadas e os possíveis efeitos da mesa usada para suporte do corpo de prova.

A Afinko realiza estes e outros ensaios de dureza. Entre em contato conosco: https://afinkopolimeros.com.br/contato ou por contato@afinkopolimeros.com.br

Gostou da matéria?

Confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog

Siga a gente no Facebook: https://www.facebook.com/afinkopolimeros

Siga-nos no instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab)