A Importância da Lavagem de Recicláveis

Recicláveis: Lavar ou não lavar?

Segundo dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. Entretanto também é um dos que menos recicla: apenas 1,2% é reciclado, ou seja, 145.043 toneladas.

Políticas e campanhas de educação e conscientização sobre a reciclagem ainda estão engatinhando no Brasil. Com isso, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre a reciclagem e o que fazer com os recicláveis. Neste texto vamos abordar sobre lavar ou não os recicláveis.

Argumentos CONTRA a lavagem

Ao analisar o processo de reciclagem por completo, podemos observar que há a etapa de lavagem. Nesta etapa é utilizada água de reuso. Esta água, depois de utilizada, é tratada e incorporada novamente ao processo. Fazendo com que seja evitado qualquer desperdício. Nesse tratamento, alguns materiais são derretidos e outros são moídos, transformando-se em pequenos flocos. Assim, qualquer resíduo de alimento que possa existir é eliminado durante o processo.

Cadeia da Reciclagem - Fonte recicla_plastico

Figura: Cadeia da Reciclagem – Fonte Recicla Plástico

Argumentos a FAVOR da lavagem

Ainda pensando em todo o processo de reciclagem, devemos lembrar que os materiais recicláveis demorarão entre 1 semana a alguns meses para serem inseridos no processo de lavagem. Este tempo é suficiente para dar origem a vetores de doenças como ratos, baratas, moscas e mosquitos nas cooperativas e nos meios de transporte desse lixo.

Somado a isso, alguns materiais podem ter desconto de até 70% no seu valor de venda pela sujidade.

Vale lembrar que as cooperativas não fazem a lavagem do material. Elas coletam, triam, prensam e vendem. Grande parte deste processo é totalmente manual.

A própria China, que era um dos maiores compradores de lixo do mundo, chegou a recusar a compra quando os fardos de plástico estavam sujos demais, como é mencionado na reportagem do G1.

Afinal, lavar ou não os recicláveis?

Não é necessário lavar os recicláveis como lavamos a nossa louça. A orientação é remover o excesso de alimentos utilizando um pano ou um rápido enxague.

A Afinko Soluções em Polímeros possui projetos na área de reciclagem e reutilização de materiais plásticos. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nossos projetos entre em contato conosco: https://afinkopolimeros.com.br/contato

Gostou da matéria?

Confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog

Siga a gente no Facebook: https://www.facebook.com/afinkopolimeros