2 Técnicas fundamentais para descobrir do que um produto é feito.
Temas
Entre as inúmeras técnicas de caracterização que existem, duas são fundamentais para descobrir de que tipo polímero ou “plástico” um produto é feito.
Uma das grandes solicitações que temos aqui na Afinko é para identificar o material de determinado produto.
Estes produtos algumas vezes são matérias-primas outras são produtos acabados. Em ambos os casos é possível realizar análises que indiquem sua composição principal. Para isso, nós utilizamos várias técnicas que fornecem as mais diversas informações.
Neste texto aqui nós comentamos sobre as análises físicas e químicas e suas diferenças.
Falando nisso, você já se inscreveu no nossos cursos de Caracterização Mecânica e Análise de Falhas em Peças Poliméricas?? Não?!
» Não perca a oportunidade! Inscreva-se nos links:
- Caracterização Mecânica: Tração, Flexão e Impacto– Dia 04/07/2019
- Análise de Falhas em Peças Poliméricas – Dias 30 e 31/10/2019
Em nosso site, você pode encontrar aproximadamente 40 técnicas de análises de materiais. Mas será que todas elas são necessárias?
Antes de continuar lendo, acesse o link e faça já o download do e-book gratuito sobre Identificação de plásticos e borrachas:https://afinkopolimeros.com.br/e-book-identificacao-de-materiais/
Evidentemente que quanto mais análises realizarmos, mais informações teremos sobre o material. Porém separamos duas técnicas principais para determinar de que polímero é feito seu material: FTIR e DSC, as quais, sem dúvida nenhuma, são as mais utilizadas para caracterização de polímeros.
1) Espectroscopia no Infravermelho (FTIR)
Nós falamos sobre o Ensaio de FTIR neste texto aqui.
Basicamente, através da análise do espectro resultante do ensaio, é possível observar os grupamentos químicos. A partir deles, na maior parte dos casos, é possível identificar o material polimérico do qual uma determinada amostra é composta. Isso só é possível pois cada polímero tem uma “impressão digital” no infravermelho.
O FTIR é um ensaio químico que permite identificar materiais desconhecidos e contaminações, determinar o índice de oxidação, avaliar degradação, quantificar alguns compostos, avaliar misturas de materiais, etc.
2) Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC)
O Ensaio de DSC é utilizado para determinar algumas propriedades térmicas de um material como temperatura de Transição Vítrea (Tg), Temperatura de Fusão (Tm), Temperatura de Cristalização (Tc). Além de Tempo de Cristalização, Entalpia de Fusão, Porcentagem de Cristalinidade, Calor Específico, Capacidade Calorífica, Velocidade de Cura dos polímeros, etc.
Através dessa técnica é possível detectar tensões congeladas em peças acabadas, contaminação e mistura de materiais, tempo de oxidação (OIT e OOT), algumas quantificações para mistura de materiais, dentre outras aplicações.
Nós falamos detalhadamente sobre o Ensaio de DSC aqui.
Da união das duas, vem a confirmação.
Assim, combinando os resultados das análises é possível afirmar qual é o material constituinte de uma determinada amostra polimérica.
Isso porque a análise de FTIR irá informar os grupamentos químicos presentes na amostra. Eles podem ser característicos de determinado polímero de fácil identificação, ou podem estar contaminados (ou misturados) com outro, alterando o espectro obtido, ou podem ser de algum que necessite de mais informações para afirmar o polímero.
Assim, no caso da segunda e terceira situações descritas acima, o Ensaio de DSC contribui para confirmar qual, ou quais, polímeros se encontram naquele produto.
Quer saber do que é composto seu material polimérico?!
Entre em contato conosco! Nós podemos ajudar!
Ensaio de DSC: https://afinkopolimeros.com.br/servicos/ensaios-laboratoriais/ensaios-termicos/#calorimetria
Ensaio de FTIR: https://afinkopolimeros.com.br/////servicos/ensaios-laboratoriais/ensaios-quimicos/#ftir
Gostou da matéria?
Acesse agora nosso blog e confira essas e outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog/
Nos acompanhe também pelo facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/
Siga-nos no instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab)