Você sabe pra que serve os Ensaios Físicos e Ensaios Químicos?

Nós realizamos os dois tipos de ensaios. Saiba agora qual você deve escolher.

 

É comum aqui na Afinko nós recebermos solicitações para analisar diversos tipos de materiais e diversas propriedades e aplicações. Entretanto, sem dúvida alguma, a grande maioria desses ensaios solicitados se enquadram entre os grupos de ensaios físicos e ensaios químicos. Cada um desses grupos possui uma grande gama de parâmetros e informações a serem obtidas através dos ensaios, que podem atender diversos tipos de amostra e setores industriais.

Mas qual a diferença entre esses dois grupos de ensaios? Como diferenciá-los e como saber qual deles é capaz de atender determinada necessidade? É exatamente isso que você vai aprender nesse texto.

Ensaios Mecânicos Ensaio de Flexão

Figura: Imagem do nosso equipamento de Ensaio de Flexão. 

Ensaios Físicos

Os ensaios físicos são popularmente confundidos e reduzidos aos ensaios mecânicos aos quais podemos submeter os materiais. Apesar dos ensaios físicos também abrangerem os ensaios mecânicos, estes são uma classe composta de diversos outros testes testes de diferentes naturezas, que vão muito além dos ensaios de propriedades mecânicas, sendo capazes de colher uma gama de informações muito maior sobre os materiais. Como exemplo, temos os ensaios de densidade, de flamabilidade, teor de carga e de umidade, absorção de água, contração pós-moldagem e colorimetria. Impacto, tração, flexão, rasgamento, compressão e dureza também são, além de pertencerem, neste caso aos ensaios mecânicos.

Com os ensaios deste grupo é possível analisar como o material/produto se comporta após sua fabricação. Ensaios desse tipo submetem o material ou uma amostra da mesma composição a testes que fornecem informações diretas ou indiretas sobre o comportamento/reação dessas amostras à determinadas condições impostas aos mesmos. Dessa forma, observando, por exemplo, se ele se comporta como o planejado de acordo como foi projetado.

Em geral, são propriedades de nível macroscópico.

Determinação-de-Grupos-Funcionais-por-Titulação

Figura: Ensaios Químicos

Ensaios Químicos

Os ensaios químicos são aqueles capazes de nos dar informações estruturais e de composição do material. É comum aplicar os ensaios químicos principalmente quando trata-se de uma situação de reconhecimento e mapeamento de um material ainda desconhecido, além de seus componentes, da sua conformação química, bem como da presença de aditivos e impurezas, qualitativamente e quantitativamente. Como Exemplo de ensaios químicos, temos: Espectroscopia no Infravermelho (FTIR), Espectroscopia na região do ultravioleta-visível (UV-VIS), Fluorescência de Raios-X (FRX), Difração de Raios-X (DRX), Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrometria de Massas (GC-MS), Cromatografia Líquida Acoplada a Espectrometria de Massas (LC-MS), Teor de Extraíveis, Determinação de Grupos Funcionais por Titulação, Ressonância Magnética Nuclear (RMN), dentre outros.

A proposta destes ensaios é analisar porque o material se comporta daquela forma em relação a sua composição química. Através deles nós podemos observar a presença de certas estruturas químicas, bem como de suas influências no comportamento final do material.

E qual escolher?

A melhor resposta para essa pergunta é: DEPENDE.

Sim! Depende. Isso porque isso varia de acordo com a análise que se deseja realizar. É necessário ter um breve conhecimento da informação que se deseja obter para que seja realizado o teste mais correto e eficaz

Se a intenção é analisar COMO o material se comporta, sem que se queira entender a influência da estrutura e composição química no comportamento, provavelmente o ensaio mais indicado será algum ensaio físico.

Mas, se a sua intenção é analisar PORQUE o material se comporta daquela forma, uma vez que já se tem informações sobre o comportamento do material, provavelmente será alguma análise química.

O ideal é combinar estes grupos para ter um entendimento mais completo do material ou produto final.

 

Gostou da matéria?
Acesse outras em nosso blog: www.afinkopolimeros.com.br/blog

Nos acompanhe também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/

Tem interesse em saber algum “COMO” ou algum “PORQUE” do seu material ou produto?
Entre em contato conosco: https://afinkopolimeros.com.br/contato/

2 respostas

Os comentários estão fechados.