O que é o Ensaio de Área Superficial (BET)?
O ensaio de Área Superficial (BET) onde a sigla foi escolhida em homenagem às iniciais dos pesquisadores Brunauer, Emmett e Teller é utilizado para mensurar a área específica das amostras. Este tipo de análise é bastante importante na fabricação de materiais cerâmicos, já que as propriedades de superfície são bastante relevantes para esta classe de materiais.
Esta técnica baseia-se na adsorção de gases, para medir a área superficial da amostra em análise. A adsorção física, consiste na atração física entre as moléculas individuais dos gases e os átomos presentes na composição da amostra. Desta forma, ao expor a amostra à presença de um gás, é possível, através da determinação da quantidade de gás adsorvida, obter a área superficial da amostra, por meio desta técnica.
Temas
Qual a importância do Ensaio de Área Superficial (BET)?
Através da medida da área superficial é possível estabelecer uma correlação direta com algumas propriedades físicas, como por exemplo o tamanho das partículas, energia superficial, uniformidade do material, principalmente porque esta técnica permite mensurar a quantidade de poros presentes na estrutura das amostras, o que é de bastante interesse de alguns segmentos.
Durante o processamento, podem ocorrer diversos processos capazes de alterar a área de superfície específica do produto. Essa alteração pode afetar a porosidade o que pode levar a uma mudança inesperada no desempenho desejado, prejudicando a aplicação.
Portanto, o ensaio de Análise Superficial, é bastante importante para a identificação da ocorrência deste fenômeno, garantindo o controle de qualidade de diversos produtos, principalmente em relação às indústrias fabricantes de baterias, absorventes, osso artificial, produtos farmacêuticos cerâmicas, etc.
Como é realizado o Ensaio de Área Superficial (BET)?
Em um primeiro momento a amostra em análise deve ser passar por um processo de desgaseificação, onde utiliza-se vácuo e temperatura para remover possíveis moléculas de água e de outros contaminantes adsorvidos na amostra, para garantir que o resultado do ensaio seja o mais preciso possível.
Após este processo, a amostra é posicionada em uma célula de condutividade térmica, onde um gás, normalmente nitrogênio, passa através da amostra e retorna à célula e, então passa por um potenciômetro registrador, onde é possível determinar a quantidade de gás adsorvida através da medida da queda de pressão.
Como a quantidade de gás adsorvido está correlacionado com a área superficial, é possível determinar a área superficial da amostra (em m²/g), incluindo os poros presentes na superfície da amostra.
A Afinko Soluções em Polímeros realiza o Ensaio Área Superficial (BET) em diversos tipos de materiais. Caso tenha interesse em realizá-lo entre em contato através do e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br
Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/
Acompanhe-nos também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/
Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).