Imagem Ilustrativa de alguns metais detectáveis por ICP-OES.

O impacto da contaminação por metais pesados no meio ambiente e a importância do ensaio de ICP-OES

O impacto da contaminação por metais pesados no meio ambiente e a importância do ensaio de ICP-OES

Nos últimos tempos muito se foi dito a respeito da contaminação do meio ambiente (solo, água, plantas, seres vivos) com metais devido a desastres ambientais relacionados a rompimentos de barreiras ou exploração de ouro em garimpos ilegais.

Os metais como chumbo, cádmio, mercúrio e arsênio são tóxicos e têm efeito acumulativo no organismo e afetam toda a cadeia alimentar, podendo causar doenças respiratórias, neurais, renais, circulatórias e até mesmo câncer.
A contaminação por metais pesados pode ocorrer não apenas por contato direto, mas também por ingestão de água ou alimentos produzidos em solos contaminados.

Para identificação das concentrações de metais presentes nos mais diversos tipos de amostras, uma alternativa é a utilização do ensaio de Espectrometria de Emissão Atômica com Plasma Indutivamente Acoplado ou Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectrometry (ICP-OES).

Nessa análise, os elementos presentes na amostra são excitados por uma fonte de plasma em alta temperatura e ao voltar para seu estado de energia fundamental, emitem luz com um comprimento de onda específico para cada átomo, permitindo identificá-los.

A quantidade de fótons gerados é diretamente proporcional à concentração do elemento na amostra, ou seja, quanto maior a concentração de átomos ou íons excitados, mais intensa será a linha espectral. As transições mais prováveis também irão gerar linhas mais intensas e serão elas chamadas de linhas de ressonância, como por exemplo no caso da transição para o estado fundamental.

Imagem Ilustrativa de alguns metais detectáveis por ICP-OES.

 

A Afinko Soluções em Polímeros realiza o Ensaio de Espectrometria de Emissão Atômica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES) em diversos materiais. Caso tenha interesse em realizá-lo entre em contato através do e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br

Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/

Acompanhe-nos também pelo Facebookhttps://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/

 

Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).