Imagem ilustrativa de peça com empenamento.

Como resolver o problema de empenamento de peças plásticas?

O empenamento é um fenômeno indesejado, porém bastante comum no processamento de produtos poliméricos.

O que é o empenamento de peças plásticas?

O empenamento de peças plásticas consiste na distorção dimensional do formato original destes produtos. Tais alterações dimensionais, podem prejudicar o desempenho durante o uso e a modificar a aparência de produtos que apresentem este tipo de problema. O empenamento acontece com frequência em produtos resfriados muito rapidamente durante sua moldagem.

 O que causa o fenômeno de empenamento?

Diversos fatores são responsáveis por causar este tipo de fenômeno em peças poliméricas moldadas. Um deles é o resfriamento diferencial da peça, ou seja, algumas regiões se resfriam mais rápido que outras causando distorções dimensionais durante o processo de solidificação.

Peças moldadas com altas pressões, ao se solidificarem, podem manter tensões internas congeladas. Estas podem ser liberadas durante o uso, pelo contato com alguma substância química ou presença de altas temperaturas, por exemplo, causando empenamento e até mesmo a ruptura.

Outro fator que contribui para que este fenômeno ocorra é a é a orientação molecular causada pelo processo de moldagem, que pode proporcionar a ocorrência de contração dimensional diferencial, isto é, diferente em cada direção da peça.

Imagem ilustrativa de peça com empenamento.

Figura: Imagem ilustrativa de peça empenada.

Como resolver ou minimizar o empenamento em produtos poliméricos?

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para evitar este tipo de defeito. O primeiro passo é o projeto de moldes e matrizes, de forma a evitar que ocorram regiões com elevada orientação molecular.

Outro fator que pode contribuir é o resfriamento homogêneo em todas as regiões da peça. Dessa forma, garante-se que a mesma taxa de resfriamento ocorra ao longo da mesma. Isso pode ser realizado também através do projeto dos moldes e matrizes, por meio da escolha do material ou do uso de temperaturas e tempos de resfriamento adequados.

A Afinko realiza o ensaio de contração pós moldagem, que avalia o comportamento da peça após processamento, além de diversos outros ensaios. Caso tenha interesse, entre já em contato pelo e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br

Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/

Faça já o download do novo E-book da Afinko sobre Análise de Falhas de Materiais Poliméricos: https://afinkopolimeros.com.br/e-books/e-book-analise-de-falhas-em-materiais-polimericos/

Nos acompanhe também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/

Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).