Polímero sendo queimado

Como determinar a velocidade de queima de um polímero?

A velocidade de queima de um polímero é determinada através do ensaio de flamabilidade.

Por que determinar a velocidade de queima de um polímero?

Prever o comportamento de um polímero exposto ao fogo ou ao calor é extremamente importante e crucial para algumas aplicações, principalmente quando se trata de segurança.

Além disso, alguns materiais necessitam precisam atender determinados requisitos para serem utilizados em algumas aplicações. Para isso, são utilizadas as diversas normas, de órgãos nacionais e internacionais, responsáveis por assegurar as características desejáveis e seguras para os produtos. Dentre as diversas normas utilizadas para determinar a velocidade de propagação de chama através do ensaio de flamabilidade, as mais utilizadas são a ISO 3795 e a ASTM D635.

Nós já escrevemos um texto sobre o ensaio de flamabilidade. Clique no link para ler: https://afinkopolimeros.com.br/o-que-e-o-ensaio-de-flamabilidade-polimeros/

O que é a velocidade de queima de um polímero?

A velocidade de queima de um polímero é um valor, normalmente em cm/s, que representa o tempo em que uma chama percorre um determinado comprimento (definido pela norma) de um corpo de prova polimérico. Desta forma, a velocidade de queima é obtida através da razão entre o comprimento percorrido pela chama e o tempo necessário para que a chama o percorra. Entretanto, pode variar de norma para norma.

Polímero sendo queimado

Figura: Imagem Ilustrativa de um polímero em chamas.

Como é realizado o ensaio para determinar a velocidade de queima de um polímero?

Uma das principais normas para determinar a velocidade de queima de um polímero é a ASTM D635. De acordo com a metodologia desta norma, o primeiro passo para a realização do ensaio para medir a velocidade de queima de um polímero é fixar o corpo de prova na horizontal, através uma de suas extremidades, mantendo a outra extremidade livre. Além disso, o corpo de prova deve ser marcado à uma distância de 25mm e 100mm de sua extremidade livre.

Após a fixação, um bico de Bunsen é utilizado para submeter a extremidade livre do material à presença de uma chama por 30 segundos. Caso a chama seja extinta ou não propague além dos 25mm, a velocidade de propagação é considerada nula.

Caso a chama continue percorrendo o corpo de prova, deve-se iniciar a cronometragem quando a marca de 25mm for ultrapassada, em direção à marca de 100mm. Neste caso, a chama é acompanhada, e caso atinja a marca de 100mm, deve-se considerar um comprimento de 75mm e medir o tempo de percurso. Em outra situação, caso a chama não atinja a marca de 100mm, deve-se medir além do tempo, o comprimento percorrido pela chama desde a marca dos 25mm até sua extinção.

Com a obtenção das medidas do tempo e do comprimento de percurso, é possível que se obtenha a velocidade de queima, através do cálculo:

fórmula velocidade progapagação da chama

Figura: Fórmula utilizada para o cálculo da velocidade de queima de um polímero.

Onde V é a velocidade de queima, L é o comprimento percorrido pela chama (em milímetros) e t é o tempo de percurso da chama (em segundos).

 

A Afinko Soluções em Polímeros realiza o Ensaio de Flamabilidade. Caso tenha interesse em realizá-lo entre em contato através do e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br

Faça já o download do E-book da Afinko sobre Análise de Falhas em Materiais Poliméricos: https://afinkopolimeros.com.br/e-books/e-book-analise-de-falhas-em-materiais-polimericos/

 

Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/

Acompanhe-nos também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/

Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).