Cores de polímeros

Como são determinadas as cores de um material?

Cada pessoa observa as cores de forma diferente. Então, como determinar a cor exata de algum material?

A percepção das cores acontece de forma diferente para cada observador pois trata-se de um processo psico-visual. Assim, quando a luz interage com um objeto, ela é percebida pelo olho humano que envia as informações ao cérebro, onde é interpretada. Logo, a cor de um material é um fenômeno subjetivo e dependente de diversos fatores como iluminação, textura, tamanho da amostra e do observador.

A colorimetria é a técnica que utiliza modelos matemáticos para descrever e quantificar a percepção humana da cor. A forma como a cor é percebida é de fundamental importância em vários produtos como plásticos, têxteis, tintas e papéis.

Para que uma cor possa ser descrita de forma precisa foram criados os espaços de cores, que nada mais são que notações matemáticas utilizadas para expressar as cores de objetos. A Comissão Internacional de Iluminação (CIE) elaborou sistemas em que os iluminantes e observadores foram padronizados e as cores expressas em termos de tonalidade, luminosidade e saturação.

O espaço de cores mais utilizado atualmente é o CIELAB (CIEL*a*b*). Este estabelece coordenadas uniformes no espaço tridimensional de cor. Dessa forma, pode-se localizar uma cor por três parâmetros: L*  (Luminosidade), a* (coordenada vermelho/verde) e b* (coordenada amarelo/azul).

Sistema CIELAB

Figura: Sistema CIELAB.

Como é feita a medição?

As medidas de colorimetria são obtidas com o auxílio de um espectrofotômetro ou um colorímetro. Os dois equipamentos possuem uma fonte de luz e utilizam a luz refletida pelo material para fornecerem informações sobre a cor do mesmo. O espectrofotômetro separa a luz de acordo com o comprimento de onda, gerando uma curva espectral. A partir desta determina-se as coordenadas de cor do objeto no espaço de cor L*a*b* em termos numéricos.

O Colorímetro, por sua vez, possui três filtros responsáveis pela medição da quantidade de luz refletida pela amostra. Estes filtros são capazes de fornecer três números que podem ser convertidos diretamente para valores tristimulos, sem a obtenção dos dados de refletância espectral.

 

Gostou da matéria?

Tem interesse em conhecer mais sobre polímeros? Acesse agorahttps://afinkopolimeros.com.br/blog/

Gostaria de solicitar um ensaio de colorimetria? Solicite agora! https://afinkopolimeros.com.br/ensaios-laboratoriais/