Filamentos: os 4 mais utilizados e suas características
Temas
A escolha dos tipos de filamentos para impressão é fundamental.
Já falamos sobre o que é a impressão 3D e um pouco da sua história, os tipos de impressão 3D segundo a ASTM e sobre a resistência mecânica dos objetos produzidos por impressão. Agora, vamos focar um pouco na tecnologia FDM e comparar quatro dos materiais mais utilizados em forma de filamento para imprimir.
ABS
O ABS é um copolímero amorfo formado pelos monômeros de acrilonitrila, butadieno e estireno. Além da impressão 3D, é muito utilizado para produção de peças de lego, carcaças de eletrodomésticos, peças automotivas e etc.
Suas principais características são:
- Boa rigidez e leve flexibilidade
- Ótima resistência ao impacto
- Bom acabamento superficial.
- Boa Fluidez
- Baixa precisão dimensional
- Boa resistência ao atrito
- Ótima resistência à altas temperaturas
- Boa resistência à umidade
- Boa usinabilidade
- Boa durabilidade
- Baixa resistência à UV
- Tg: 105°C
A partir disso, o ABS é indicado para produção de peças que exijam maior resistência ao impacto e alta temperatura, além de peças que necessitem de certa flexibilidade para encaixes. Deve-se tomar cuidado ao fato de que durante a impressão o ABS emite gases que podem ser prejudiciais à saúde.
Antes de continuar lendo, acesse o link e faça já o download do e-book gratuito sobre Identificação de plásticos e borrachas:https://afinkopolimeros.com.br/e-book-identificacao-de-materiais/
Após ser impresso, o objeto produzido em ABS pode ser lixado ou usinado com facilidade. Somado a isso, quando mergulhado em acetona ou colocado em contato com vapor de acetona, sua superfície é alisada oferecendo um bom acabamento superficial. A acetona, assim como a cola epóxi e adesivos, pode unir peças produzida em ABS.
Em geral, o ABS é utilizado no lugar do PLA quando resistência à altas temperaturas e ao impacto são desejáveis no produto final.
PLA
O PLA é produzido através de fontes renováveis como o amido de milho, raízes de mandioca e da cana. Sendo assim, é um termoplástico biodegradável que se degrada, em condições adequadas/propicias, em torno de 24 meses enterrado ou 48 em água. Somado a este fato, durante a impressão, ele não emite gases prejudiciais à saúde.
Suas características são:
- Alta rigidez e baixa flexibilidade
- Baixa resistência ao impacto
- Alta Fluidez;
- Baixa contração à Boa precisão dimensional
- Baixa resistência ao atrito
- Baixa resistência à altas temperaturas
- Baixa resistência à umidade
- Baixa usinabilidade devido ao calor gerado que pode deformar a peça
- Boa Resistência à UV
- Tg: 60°C
- Tm: 155°C
Dessa forma, o PLA é indicado para produção de protótipos e objetos que não sejam submetidos à grandes esforços mecânicos, atritos ou altas temperaturas. Não é indicado para peças que necessitem de montagem ou flexibilidade. As peças de PLA podem ser unidas usando adesivos ou cola epóxi.
É o polímero mais fácil de ser impresso e promove boa aparência no produto final.
PETG
O PETG é um politereftalato, assim como os da garrafa plástica que conhecemos. Um de seus grandes diferenciais é a possibilidade de contato com alimentos.
Suas características são:
- Alta rigidez e baixa flexibilidade
- Alta resistência ao impacto
- Alta Fluidez
- Baixa contração à Boa precisão dimensional
- Boa resistência ao atrito
- Boa resistência à altas temperaturas
- Boa resistência à umidade
- Boa usinabilidade
- Boa resistência química
- Boa Resistência à UV
- Boa reciclabilidade
- Tg: 88°C
- Tm: 250°C
Além destas propriedades, pode-se encontrar filamentos de PETG em cores translúcidas ou transparentes. Dessa forma, o PETG é ideal para peças que precisem de transparência e encaixes com maior flexibilidade sem perder sua resistência mecânica.
Suas partes podem ser unidades por adesivos e cola epóxi. Porém, deve-se atentar ao utilizar esses produtos caso a intenção seja o uso com alimentos.
TPU – Poliuretano Termoplástico
O TPU é um poliuretano que contem segmentos lineares flexíveis capazes de fundir sem degradas as ligações uretânicas. Em geral, o TPU pode assumir características elastoméricas (lembre sobre elastômeros aqui) ou de um plástico duro. Na impressão 3D ele é utilizado como material macio, altamente flexível e com boa elasticidade.
Suas características são:
- Baixa rigidez e Alta flexibilidade
- Alta resistência ao impacto
- Alta resistência à flexão
- Difícil processamento
- Boa resistência ao atrito
- Baixa resistência à altas temperaturas
- Boa resistência à umidade
- Boa resistência química
- Boa Resistência à UV
- Tg: -20°C
- Tm: 220°C
Dessa forma, o TPU é utilizado para produtos que seja necessário altíssima resistência ao impacto e alta flexibilidade, pois, caso a alta flexibilidade não seja uma exigência, o ABS possui um custo-benefício muito superior.
Tabela Comparativa
Preparamos uma tabela para facilitar a comparação entre os tipos de filamentos apresentados de acordo com algumas propriedades:
A Afinko Soluções em Polímeros realiza a análise das propriedades de materiais poliméricos. Entre em contato conosco e descubra se seu material é de qualidade ou atende as necessidades requeridas.
Clique aqui e entre em contato: https://afinkopolimeros.com.br/contato
Gostou da matéria?
Acesse o nosso blog e confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog
Nos acompanhe também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/
Siga-nos no instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab)
Nós Recomendamos:
3D Hub
Impressão 3D Fácil