Figura: Imagem ilustrativa do Ensaio UV-Vis (Fonte: Kasvi)

O que é o ensaio de Espectroscopia na Região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis)?

Também conhecido como UV-vis, este ensaio é capaz de fornecer informações sobre a composição química da amostra através dos comprimentos de ondas absorvidos durante o ensaio.

Esta técnica estuda as interações da radiação eletromagnética com o material, com o objetivo de obter informações sobre sua composição química. Isso é possível porque uma ligação química pode interagir de várias formas com os diferentes comprimentos de onda de radiação. Essas interações podem se manifestar através de fenômenos como a absorção, reflexão, transmissão, difração, refração e espalhamento das ondas.

Outro princípio importante para que se compreenda o funcionamento deste ensaio é que cada tipo de ligação química absorve um comprimento de onda específico, como por exemplo, as ligações duplas, que absorvem fortemente na região ultravioleta. Este fenômeno é que permite a criação de uma correlação entre os comprimentos de ondas absorvidos pela amostra e a identificação das ligações que compõem o material.

Como é a realizado o ensaio UV-Vis?

O ensaio de espectroscopia UV-Vis pode ser compreendido pelo seguinte fluxograma:

Figura: Fluxograma do funcionamento do ensaio UV-Vis (colocar referência)

Figura: Fluxograma do funcionamento do ensaio UV-Vis (colocar referência)

O ensaio consiste em submeter a amostra a radiações emitidas por uma lâmpada que emite comprimentos de ondas que pertençam ao espectro visível e ao espectro ultravioleta, com comprimentos de onda na faixa 200nm à 800nm.

Após ser emitida, a radiação passa por um monocromador, e posteriormente incide na amostra, que é posicionada no caminho óptico do equipamento, entre o monocromador e o detector. Os detectores são responsáveis por identificar quais comprimentos de ondas foram absorvidos durante o ensaio, colhendo as informações necessárias para que os resultados da análise sejam gerados.

Figura: Imagem ilustrativa do Ensaio UV-Vis (Fonte: Kasvi)

Figura: Imagem ilustrativa do Ensaio UV-Vis (Fonte: Kasvi)

(O ensaio UV-Vis funciona de forma bastante semelhante ao ensaio de Espectroscopia no Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), nós já escrevemos um texto sobre este ensaio. Você pode conferir clicando agora no link: https://afinkopolimeros.com.br/o-que-e-analise-de-ftir/ )

O resultado do ensaio consiste em um espectro que indica os comprimentos de ondas absorvidos e a intensidade da absorção em cada comprimento de onda. Através de um banco de dados, é possível correlacionar os comprimentos de ondas absorvidas, com as ligações presentes na amostra, e a intensidade da absorção com a concentração destas ligações, informações cruciais para que a identificação e caracterização de diversos materiais e substâncias seja realizada e o objetivo do ensaio alcançado.

Figura: Exemplo de Espectro gerado como resultado de um ensaio UV-Vis (Fonte: Research Gate)

Figura: Exemplo de Espectro gerado como resultado de um ensaio UV-Vis (Fonte: Research Gate)

Por que realizar o ensaio UV-Vis e quais as informações obtidas?

O ensaio de Espectroscopia UV-Vis pode fornecer informações que permitem a identificação de grupos funcionais orgânicos e íons metálicos, além de permitir a quantificação de componentes orgânicos e inorgânicos, permitindo identificar e caracterizar, qualitativamente e quantitativamente, materiais e substâncias químicas. Além disso, é possível realizar ensaios de turbidez através desta técnica.

A Afinko Soluções em Polímeros realiza o ensaio UV-Vis. Caso tenha interesse em realizá-lo entre em contato através do e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br

Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/

Acompanhe-nos também pelo Facebookhttps://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/

Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).