O que é o ensaio de Rigidez Dielétrica?
Temas
A rigidez dielétrica de um material influencia diretamente no uso seguro de peças que atuam como isolantes elétricos.
A rigidez dielétrica pode ser compreendida como a capacidade do material em atuar como isolante elétrico. Em outras palavras, esta propriedade descreve a voltagem necessária para que ocorra uma ruptura dielétrica, ou seja, para que ocorra a condução de uma corrente elétrica pelo material.
Os diferentes tipos de materiais possuem capacidades diferentes de suportar a tensão elétrica sem que os mesmos passem a conduzir corrente elétrica. Portanto, esta informação é de extrema importância para determinar as especificações e limites de uso destes materiais, além de garantir a segurança durante o uso.
Por que realizar o ensaio de Rigidez Dielétrica?
Este ensaio é extremamente importante para verificar a eficácia de materiais que necessitam de propriedades isolantes durante sua aplicação, principalmente para os setores de eletrodomésticos, equipamentos médicos e de equipamentos de proteção individual (EPI), garantindo o bom funcionamento e segurança durante o uso destes produtos.
A ausência ou incoerência de informações sobre os limites de tensão em que o material mantém sua rigidez dielétrica pode causar diversos tipos de problemas, como por exemplo o risco falhas em sistemas elétricos, além de, em alguns casos, colocar em risco a vida de pessoas que dependem de materiais isolantes para se protegerem contra choques elétricos através do uso de EPI’s, como botas e luvas isolantes.
Como é realizado o ensaio de Rigidez Dielétrica?
O ensaio consiste, basicamente, em aplicar a tensão elétrica desejada por um determinado intervalo de tempo especificada por norma ou de acordo com o objetivo da análise, e mensurar a passagem de corrente elétrica, durante a aplicação da tensão. Quando é aplicado um valor de tensão superior ao que o material é capaz de suportar, o mesmo passa a se comportar como um condutor de corrente elétrica.
De acordo com o resultado, é possível determinar os níveis máximos de tensão elétrica que um polímero é capaz de suportar, atuando como isolante, antes de que sua rigidez dielétrica seja atingida.
Vale ressaltar que diversos fatores podem afetar diretamente e de forma bastante contundente os valores de rigidez dielétrica do material. Como por exemplo: a umidade, pressão, espessura do corpo de prova, temperatura, tempo de aplicação da tensão, dentre outros.
Ao se realizar o ensaio é possível se obter um valor de rigidez dielétrica do material, fornecida em Volts por unidade de espessura. Os resultados são obtidos em Quilovolts por milímetro (KV/mm) ou Volts por milímetro (V/mm).
A Afinko Soluções em Polímeros realiza o Ensaio de Rigidez Dielétrica em diversos tipos de materiais. Caso tenha interesse em realizá-lo entre em contato através do e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br
Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/
Acompanhe-nos também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/
Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).