O que é o ensaio de rasgamento em materiais?
Os rasgos são um tipo particular de ruptura mecânica, iniciada e propagada no local de uma alta concentração de tensão causada por um corte, defeito, ou deformação localizada. É comum que este tipo de fratura ocorra normalmente em materiais de baixa espessura e com muita flexibilidade, como por exemplo os filmes.
Este ensaio mecânico pode ser utilizado para mensurar a resistência ao rasgo de diversos tipos de materiais como por exemplo elastômeros, termoplásticos flexíveis, além de filmes poliméricos.
Temas
Por que realizar o ensaio de rasgamento em materiais?
Este ensaio pode ser utilizado para determinar a resistência ao rasgo dos materiais e consiste na medida da força máxima necessária para rasgar um corpo de prova em uma direção normal à direção da aplicação da tensão, expressa numericamente por força por unidade de espessura do material.
O ensaio de rasgamento é bastante relevante para verificar a viabilidade de aplicação e comportamento do material em diferentes situações, principalmente em produtos de paredes finas e que serão submetidos a tensões mecânicas durante o uso, como por exemplo: membranas, foles, tapetes, câmaras de ar, tecidos, etc.
A realização do ensaio de rasgamento é utilizada por diversas indústrias para, através dos resultados obtidos, determinar os parâmetros de uso de produto, o tipo de falha ocorrida durante a ruptura e a deformação sofrida antes da falha.
Além disso, os resultados também podem ser utilizados para a homologação de fornecedores, comparando os resultados obtidos com as especificações fornecidas e também para realizar o controle de qualidade do produto, onde o fabricante verifica se o material atende as especificações desejadas pela empresa.
Como é realizado o rasgamento em materiais?
Este tipo de análise tem um procedimento bastante similar ao realizado no ensaio de tração de materiais poliméricos. O ensaio de rasgamento também é realizado na máquina universal de ensaios onde, após o corpo de prova ou o produto final ter suas dimensões aferidas, têm suas extremidades fixadas nas garras do equipamento.
Durante a realização do ensaio, um corpo de prova (ou produto) tem suas extremidades fixadas no equipamento de ensaio através de garras, ou outro tipo de acoplamento, e passa a sofrer deformação. Uma das extremidades é móvel e passa a ser deslocada no sentido oposto à outra extremidade que é fixa. Esse deslocamento gera o alongamento do material testado e a propagação do rasgo até que o corpo de prova se rompa.
Durante a propagação do rasgo as cargas aplicadas são registradas e uma curva de carga x deslocamento pode ser construída. Através desta curva é possível obter diversas propriedades mecânicas, além de determinar a resistência ao rasgamento do material.
A Afinko Soluções em Polímeros realiza o Ensaio de Rasgamento em diversos tipos de materiais. Caso tenha interesse em realizá-lo entre em contato através do e-mail: contato@afinkopolimeros.com.br
Acesse agora nosso blog e confira nossos outros posts: https://afinkopolimeros.com.br/blog/
Acompanhe-nos também pelo Facebook: https://pt-br.facebook.com/afinkopolimeros/
Siga-nos no Instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab).