Fogging: Por que esse ensaio é tão importante para a indústria automotiva?
Temas
Fogging: O ensaio criado para atender especialmente a indústria automotiva, porém pode ser utilizado em outros segmentos.
As altas temperaturas do interior de um veículo aceleram a volatilização de algumas substâncias presentes na composição dos materiais poliméricos presentes nos veículos automotores. Quando estes voláteis (e semi-voláteis) tocam uma superfície fria, como os vidros, eles condensam fazendo com que elas fiquem embaçadas, tornando-se um potencial risco para a visão do condutor do veículo.
Assim, o ensaio de Fogging, ou de Nebulosidade, é uma maneira de tentar recriar o ambiente interno de um veículo. O objetivo do ensaio é analisar a quantidade de voláteis emitido por uma amostra polimérica. Essa medição pode acontecer através da alteração no brilho ou da massa de uma placa de vidro utilizada no teste para simular o vidro de um veículo, e dependerá da norma utilizada. A partir desse resultado, pode-se analisar qual o material responsável por liberar voláteis, permitindo que as fabricantes de peças automotivas consigam desenvolver peças que emitam menor quantidade de voláteis.
Como é o ensaio de fogging?
Este ensaio pode ser realizado de duas maneiras.
Na primeira, uma amostra de dimensões padrão é colocada em um recipiente que então é coberto com uma placa de vidro. O brilho dessa placa é medido e registrado. A amostra então é submetida a uma determinada temperatura por um período de tempo, ambos especificados em normas técnicas, enquanto a placa de vidro é resfriada a certa temperatura (também determinada pela norma de referência). O calor faz com que a amostra libere voláteis, caso estejam presentes, que se condensam na placa de vidro resfriado, embaçando a mesma. Com isso, o brilho do vidro embaçado é medido após o ensaio e registrado. O valor de fogging é informado como uma porcentagem da alteração do brilho do vidro.
Antes de continuar lendo, acesse o link e faça já o download do e-book gratuito sobre Identificação de plásticos e borrachas:https://afinkopolimeros.com.br/e-book-identificacao-de-materiais/
Na segunda, o sistema é praticamente o mesmo da anterior, com exceção da propriedade a ser medida, que nesse caso é a variação de massa e não o brilho.
Quais normas são indicadas para este ensaio?
Dentre as diversas normas, as mais solicitadas pelos nossos clientes são: STD 420-0003, SAE J1756, FLTM BO 116, dentre outras.
A Afinko atende todas as normas descritas acima. Caso não tenha encontrado a norma que deseja, entre em contato conosco: https://afinkopolimeros.com.br/contato ou por contato@afinkopolimeros.com.br
Você tem interesse em realizar um ensaio de fogging?
Entre em contato conosco!
Gostou da matéria?
Confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog
Siga a gente no Facebook: https://www.facebook.com/afinkopolimeros
Siga-nos no instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab)