Microscopia de uma blenda polimérica. Imagem realizada pela Afinko

Blendas Poliméricas: O que são e como são classificadas?

Blendas são muito utilizadas na indústria de polímeros por possuírem propriedades físicas diferentes dos polímeros puros.

Consideradas uma mistura de polímeros, através delas é possível obter propriedades que os polímeros puros não possuem.

Mas antes de entendermos o que é uma blenda, você já leu nossa matéria sobre as diferenças entre as propriedades mecânicas e químicas? Não?!

Leia agora: https://afinkopolimeros.com.br/ensaios-fisicos-quimicos/

O que é uma blenda?

Blendas poliméricas são misturas mecânicas de diferentes plásticos, em que, na maioria dos casos, não há reação química entre eles.

Elas são preparadas visando a obtenção de materiais com um balanço de propriedades mais equilibrado em casos que polímeros puros utilizados isoladamente não atendem aos requisitos necessários. O exemplo mais comum é a utilização de materiais rígidos e com resistência mecânica, e que ao mesmo tempo possuam elevada resistência ao impacto. Além disso, a mistura entre dois ou mais polímeros é considerada uma alternativa econômica para o desenvolvimento de novos materiais, quando comparada à síntese de novos polímeros – ou copolímeros –, cujo custo é mais elevado.

Quando se selecionam polímeros para a produção de uma blenda, dois fatores importantes devem ser considerados, a miscibilidade e a compatibilidade, os quais norteiam o desenvolvimento e a aplicação de novos materiais poliméricos.

Microscopia de uma blenda polimérica. Imagem realizada pela Afinko

Figura: Microscopia de uma blenda polimérica. Imagem realizada pela Afinko.

Como as blendas são classificadas?

As blendas podem ser divididas em três categorias:

  • Imiscíveis: caracterizadas por apresentarem uma morfologia com separação de fase. Apresentam alta tensão interfacial e fraca adesão entre as fases, resultando em baixas propriedades. Para contornar isso, uma série de compostos denominados de agentes compatibilizantes podem ser utilizados.
  • Compatibilizadas: São blendas poliméricas imiscíveis que apresentam propriedades físicas macroscopicamente uniformes. Isso acontece devido à interação química forte (mas sem reação) entre os polímeros que compõe a blenda, proporcionando uma forte adesão entre as fases.
  • Miscíveis: São blendas poliméricas que apresentam apenas uma fase em sua estrutura.

Podemos misturar qualquer polímero?

Infelizmente nem todos os materiais são indicados para formar blendas entre si. Podem ocorrer problemas de processamento, e principalmente incompatibilidade, ou seja, as propriedades finais da blenda serem inferiores àquelas dos polímeros puros constituintes, não gerando o efeito sinérgico desejado. Há relatos de misturas de PVC com Poliacetal em que houveram explosões que danificaram o equipamento, fazendo com que algumas peças voassem à metros de distância.

A Afinko realiza ensaios em blendas poliméricas para descobrir sua composição ou analisar suas propriedades mecânicas, químicas ou físicas.

Caso tenha interesse em realizar o trabalho conosco, entre em contato: https://afinkopolimeros.com.br/contato

 

Gostou da matéria?

Confira muitas outras: https://afinkopolimeros.com.br/blog

Siga a gente no Facebook: https://www.facebook.com/afinkopolimeros