Análises e Ensaios Laboratoriais

ISO 17025: A importância dessa norma para um laboratório

ISO/IEC 17025 garante a qualidade e a confiabilidade da análise e do laboratório

 

Por que a norma ISO/IEC 17025 é fundamental?

A ISO/IEC 17025 é uma norma exclusiva para laboratórios de ensaios e calibração. Tem como objetivo promover a confiança na operação dos laboratórios, identificando aqueles que oferecem a máxima confiança em seus serviços.

Essa norma atesta que o laboratório executa suas atividades com precisão e obtém resultados de alta qualidade e confiabilidade. Estabelece critérios que demonstram a competência técnica, a execução efetiva de um sistema de gestão. Esses critérios garantem a produção de resultados tecnicamente válidos.

Assim, independente de qual parte do mundo, os laboratórios que estiverem acreditados por esta norma obterão resultados confiáveis e terão um sistema de gestão eficaz. Isso porque, antes de uma empresa ser acreditada de acordo com a ISO/IEC 17025, ela passa por avaliações. Esta análise criteriosa por parte dos avaliadores garante o padrão internacional dos laboratórios, de forma que os resultados dos ensaios serão aceitos em outros países, visto que a Cgcre – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro segue diretrizes equivalentes a organismos internacionais.

Antes de continuar lendo, acesse o link e faça já o download do e-book gratuito sobre Identificação de plásticos e borrachas:https://afinkopolimeros.com.br/e-book-identificacao-de-materiais/

A versão 2017 da norma age em consonância com os princípios da ISO 9001 nos requisitos relacionados ao sistema de gestão. Os demais requisitos estão relacionados à estrutura e competência do laboratório, simplificando seus processos e focando nos resultados. Além disso, traz uma atenção especial para a confidencialidade, a imparcialidade e para a mentalidade de riscos. Traz também uma maior flexibilidade nos requisitos para processos, procedimentos, documentos e responsabilidades organizacionais. Mudanças essas que têm o objetivo de aumentar a eficácia do sistema, alcançar melhores resultados e prevenir efeitos negativos.

A Afinko oferece treinamento para Interpretação da norma ISO/IEC 17025. Inscreva-se: https://afinkopolimeros.com.br/treinamentos-e-cursos/norma-iso-iec-17025/

Laboratório Ensaios Reológicos

E o que o cliente ganha?

O cliente, ao contratar um laboratório acreditado, tem a certeza da confiabilidade do resultado que será obtido. Pois a norma garante que o ambiente de trabalho do laboratório é organizado e os equipamentos são calibrados regularmente. As amostras fazem parte de um processo de identificação, rastreabilidade e armazenamento, e os ensaios são realizados em ambientes com condições controladas e com segurança.

Tem também a certeza de que a equipe é devidamente treinada e competente para realizar o serviço. Além do gerenciamento de um sistema de gestão da qualidade que busca constantemente eliminar seus riscos, melhorar seus processos e aproveitar as oportunidades.

A Afinko oferece consultoria na implantação da norma ISO/IEC 17025. Entre em contato conosco: contato@afinkopolimeros.com.br

A Afinko Polímeros é um laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), de acordo com a norma ISO/IEC 17025. Temos o reconhecimento formal e internacional de competência técnica das organizações que realizam avaliação da conformidade. Consulte nosso escopo: http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL1360.pdf

 

Solicite um orçamento de um de nossos serviços: https://afinkopolimeros.com.br/servicos/

Siga-nos no instagram: @afinkolab (https://instagram.com/afinkolab)