LSEV - o carro impresso em 3D. Fonte: Polymaker.

Conheça agora o carro elétrico feito por impressão em 3D

Carro elétrico impresso em impressora 3D foi lançado na China

Você já se imaginou andando em um carro feito de plástico? A Polymaker, pioneira em impressão 3D no mundo, criou um carro elétrico em que quase todas as partes foram impressas.

LSEV é o nome dele

Esta é uma sigla para “Low-Speed Eletric Vehicle”, cuja a tradução é Veículo Elétrico de Baixa Velocidade. Este modelo, segundo a Polymaker, possui todas as partes impressas, exceto os vidros, bancos, pneus, chassis, baterias e motor. Ao todo são 57 peças impressas, enquanto, segundo a Toyota, um carro comum tem cerca de 30 mil componentes (incluindo parafusos e porcas).

Com previsão para o segundo trimestre de 2019, o LSEV leva apenas três dias para ser montado. Além disso, portas, painel e para-choque são até cinco vezes mais resistentes que os modelos convencionais.

Seu motor é elétrico desenvolvido pela empresa italiana X Eletrical Vehicle (XEV). Possui uma autonomia de 150 km com uma carga completa e atinge até 70km/h. O carro, como um todo, pesa cerca de 450 quilogramas. Dessa forma, torna-se uma excelente alternativa para os centros urbanos.

LSEV - o carro feito em impressão em 3D. Fonte: Polymaker.

Figura: LSEV – o carro impresso em 3D. Fonte: Polymaker.

Feito por impressão 3D e de baixo custo

Segundo a CNBC International, além de ter sido quase que completamente impresso, ele pode ser feito por US$7500,00. Dessa forma, é possível afirmar que esta tecnologia poderá ser vista em variados produtos de consumo num futuro não tão distante.

Sabemos que os polímeros tradicionalmente usados para impressão 3D, como PLA e ABS (ABS é um dos 6 polímeros mais utilizados no Brasil), possuem grandes limitações que os impedem de ser usados, por exemplo, em um carro. O PLA tem Tg em 60°C e Tm em torno de 155°C, o que o impossibilita de ser utilizado em regiões de alta temperatura.

A impressão 3D já é uma realidade e tende a aumentar sua presença no nosso dia dia cada vez mais. Sua capacidade de produzir artigos sofisticados, em peças únicas ou não, de baixo custo e produtos personalizados, fazem a diferença.

Com esse aumento, aumenta também a necessidade de realização de testes e ensaios para se verificar as propriedades dos materiais e produtos e se adequar às normas. Nós já falamos aqui no blog sobre alguns dos ensaios mais interessantes para conhecer melhor o material. Dentre eles estão:

Aqui na Afinko Polímeros já realizamos testes em materiais impressos em impressora 3D. Nós apoiamos e temos o prazer de realizar ensaios em produtos inovadores. Não só apoiamos e realizamos ensaios, como também desenvolvemos projetos.

Caso tenha interesse, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer de entender a necessidade e buscar a melhor solução.

Tem interesse em realizar algum ensaio?
Solicite um orçamentohttp://afinkopolimeros.com.br/servicos/

 

Gostou da matéria?
Veja outras em nosso blog: http://afinkopolimeros.com.br/blog/

 


Nós recomendamos:

https://www.polymersolutions.com/

https://www.cnbc.com/

http://www.polymaker.com/